Informativos
07/12/2015 - Lente de contato dental
Lente de contato dental

Os folheados dentais, conhecidos também como lentes de contato dental e lentes de contato de porcelana, são “proteções” coloridas projetadas para cobrir a superfície frontal dos dentes para melhorar sua aparência. As lentes de contato dental são colados na frente dos dentes mudando a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais.

As lentes de contato dental podem ser feitas de porcelana ou de materiais compostos de resina. Facetas de porcelana resistem a manchas melhor do que facetas de resina e melhor imitam a luz refletida dos dentes naturais. Facetas de resina são mais finas e requerem a remoção de menos de superfície do dente antes da colocação. Você vai precisar discutir a melhor escolha do material do folheado para você com o seu dentista.

Que tipos de problemas as lentes de contato dental consertam?

Lentes de contato dentais são rotineiramente usadas ​​para corrigir:

  • Dentes que são descoloridos ou por causa de um tratamento de canal; manchas de tetraciclina ou outros medicamentos, excesso de flúor ou outras causas; ou a presença de grandes preenchimentos de resina que causam a descoloração dos dentes;
  • Dentes que são desgastados;
  • Dentes que estão lascados ou quebrados;
  • Dentes que estão desalinhados, irregulares ou de forma irregular (por exemplo, têm buracos ou protuberâncias neles);
  • Dentes com espaços entre eles (para fechar o espaço entre estes dentes).

Lentes de contato dental: antes e depois

Conseguir uma lente de contato dental geralmente requer três viagens ao dentista: uma para uma consulta e duas para fazer e aplicar as lentes. Um ou vários dentes podem ser cobertos pelas lentes de contato simultaneamente e o processo de revestimento é descrito abaixo:

Diagnóstico e plano de tratamento das lentes de contato dental

Esta primeira etapa envolve a sua participação ativa. Explique ao seu dentista o resultado que você está tentando alcançar. Durante este encontro, o seu dentista irá examinar seus dentes para se certificar se as lentes de contato dentais são apropriadas para você e discutir o que o processo vai envolver e algumas de suas limitações. O dentista também pode pedir raios-X e, eventualmente, fazer moldes de sua boca e dentes.

Preparação das lentes de contato dental

Para preparar um dente para as lentes de contato dentais, o dentista remove cerca de 1/2 milímetro de esmalte da superfície do dente, que é uma quantidade quase igual à espessura da lente a ser adicionada à superfície do dente. Antes aparando o esmalte, você e seu dentista irá decidir a necessidade de um anestésico local para amortecer a área. Em seguida, seu dentista fará um modelo ou molde do seu dente. Este modelo é enviado para um laboratório de prótese dentária, que por sua vez constrói a sua lente de contato dental. Normalmente leva 1-2 semanas para o seu dentista receber os folheados de volta do laboratório. Para os dentes muito feios, facetas dentárias temporárias podem ser colocadas por um custo adicional.

 

Colocação das lentes de contato dental

Antes do verniz dentário ser permanentemente cimentado ao seu dente, seu dentista irá colocá-lo temporariamente em seu dente para examinar a sua forma e cor. Ele ou ela irá remover repetidamente e aparar o verniz conforme necessário para atingir o ajuste apropriado. A cor do verniz pode ser ajustada com a máscara da cola a ser usada. Em seguida, para preparar o dente para receber o verniz, o dente vai ser limpo, polido, e riscado, o que encrespa o dente para permitir um processo de colagem forte. Uma cola especial é aplicada para a lente de contato e ela é então colocada sobre o dente. Depois de posicionar adequadamente sobre o dente, o dentista aplica um feixe de luz especial para o revestimento dentário, que ativa os produtos químicos na cola fazendo-a endurecer ou sevar rapidamente. As etapas finais envolvem a remoção de qualquer excesso da cola, avaliando sua mordida e fazendo os ajustes finais nas lentes de contato, se necessário. Seu dentista pode lhe pedir para voltar para uma visita de acompanhamento em algumas semanas para verificar como suas gengivas estão respondendo à presença das lentes de contato e, mais uma vez examinar a colocação destas.

Antes e depois lentes de contato dental

Perceba nestas fotos de antes e depois de lentes de contato dental que além da coloração dos dentes, as lentes corrigem também o distanciamento entre eles. (Foto: smilecreatordental.com)

Quais são as vantagens das lentes de contato dentais?

Lentes de contato dentais oferecem as seguintes vantagens:

  • Elas fornecem uma aparência natural para os dentes;
  • Tecido gengival tolera porcelana bem;
  • Lentes de contato de porcelana são resistentes a manchas;
  • A cor de um revestimento de porcelana pode ser selecionadas de tal modo que faz com que os dentes escuros tem aparência mais branca;
  • Lentes de contato oferecem uma abordagem conservadora para mudar a cor e a forma do dente e geralmente não requerem uma preparação extensiva, proporcionando uma alternativa mais forte, mais estética.

Quais são as desvantagens das lente de contato dentais?

As desvantagens de lentes de contato dentais são:

 
  • O processo não é reversível;
  • Lentes de contato dentais são mais caras do que a resina composta;
  • Lentes de contato geralmente não são reparáveis ​​se elas lascam ou racham;
  • Como o esmalte foi removido, o dente pode tornar-se mais sensível a alimentos quentes/frios e bebidas;
  • Lentes de contato dentais podem não corresponder exatamente a cor dos seus outros dentes. Além disso, a cor das lentes de contato não pode ser alterada uma vez no lugar. Se você está pensando em clareamento de seus dentes, você precisará fazê-lo antes de começar a colocar as lentes de contato;
  • Embora não seja provável, as lentes de contato podem cair. Para minimizar a chance de isso acontecer, não roa as unhas, mastigue lápis, gelo ou outros objetos duros e não exerça pressão excessiva sobre os dentes;
  • Dentes com lentes de contato ainda podem experimentar cáries, possivelmente necessitando de cobertura total do dente;
  • Lentes de contato dentais não são uma boa escolha para os indivíduos com dentes não saudáveis ​​(por exemplo, aqueles com cárie ou doença gengival ativo), dentes enfraquecidos (como resultado de fraturas e grandes obturações dentárias), ou para aqueles que têm uma quantidade inadequada de esmalte na superfície do dente;
  • Indivíduos que apertam e rangem os dentes não são bons candidatos para lentes de contato dentais, já que essas atividades podem causar quebras ou rachaduras nas lentes de contato.

Quanto tempo duram as lentes de contato dentais?

Folheados geralmente duram entre 5 e 10 anos. Após este tempo, elas precisam ser substituídas.

As lentes de contato dentais necessitam de cuidados especiais?

Os folheados dentais não requerem nenhum cuidado especial. Continue a seguir as boas práticas de higiene bucal, incluindo escovação e uso do fio dental, como faria normalmente.

Apesar de facetas de porcelana resistirem a manchas, o seu dentista pode recomendar que você evite alimentos causadores de manchas e bebidas (por exemplo, café, chá, ou vinho tinto).

Existem alternativas para lentes de contato dentais?

Sim, alternativas para folheados incluem preenchimentos e coroas. Lentes de contato dentais oferecem uma opção intermediária agradável. Elas podem ser o mais adequado para as pessoas que querem mudar a forma de seus dentes mais do que apenas um pouco, como é feito com o preenchimento, mas não o suficiente para exigir uma coroa.

Lente de contato dental: quanto custa?

As lentes de contato dentais tem um preço que varia dependendo de que parte do país você vive e a extensão de seu procedimento. Geralmente, as lentes de contato custam entre R$1.500 a R$3.000 por dente. O custo de lentes de contato dentais geralmente não é coberto pelo seguro odontológico. Para ter certeza, verifique com sua companhia específica de seguro odontológico para mais informações.

Lente de contato dental: onde comprar?

Para comprar uma lente de contato dental, você só poderá fazer isso através de seu dentista após avaliação correta de sua situação para a colocação das lentes de contato dentais.


Comentários:
Outras
Produtos Colgate, Natura e o Boticário
Troque os seus pontos por produtos Natura, Colgate ou Boticário.
Leia mais
Lente de contato dental
Lentes de Contato
Leia mais
Formas de manter a higiene bucal
É difícil saber qual é a melhor forma de fazer a higiene bucal. Muitos mitos ainda são divulgados, conselhos da vovó que não se aplicam mais e falta de tempo para marcar horário no dentista.
Leia mais